O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, está participando da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Países em Desenvolvimento Sem Litoral, que ocorre na cidade de Awaza, no Turcomenistão. Este importante evento reúne mais de 20 líderes globais sob o tema “Impulsionando o Progresso por meio de Parcerias” e conta com a presença de aproximadamente 3 mil representantes de diversos segmentos, incluindo sociedade civil, jovens, acadêmicos e setor privado. A conferencia terá duração até sexta-feira.
Os organizadores esperam que a conferência resulte em uma Declaração Política e dê início à implementação do Programa de Ação Awaza, planejado para o período de 2024 a 2034. Este programa, que foi adotado em dezembro pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e sustentável nos 32 países em desenvolvimento sem acesso ao mar, que somam mais de 500 milhões de habitantes e enfrentam desafios significativos, como altos custos de transporte e vulnerabilidade às mudanças climáticas.
Durante seu discurso, Guterres destacou a importância de melhorar a infraestrutura e a conectividade desses países, o que poderia facilitar o comércio e sua integração nos mercados globais. O secretário-geral recentemente esteve em Almaty, onde iniciou o funcionamento do Centro Regional das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que é considerado vital para a implementação do Programa de Ação.
A representante permanente do Turcomenistão na ONU, Aksoltan Atayeva, ressaltou que a localização geográfica e os altos custos de transporte dos países sem litoral limitam sua participação na economia global e defendem que, sem investimentos adequados, o desenvolvimento econômico continuará estagnado. Portanto, a conferência busca promover parcerias globais que possam acelerar o desenvolvimento inclusivo e sustentável, oferecendo um suporte especial a esses países.
Origem: Nações Unidas