Hoje, a Comissão Europeia apresentou propostas de emendas direcionadas ao atual quadro legal estabelecido pelo Regulamento que cria uma organização comum de mercado para produtos agrícolas (CMO) e um novo Regulamento sobre a aplicação transfronteiriça contra práticas comerciais desleais. As alterações visam fortalecer a posição dos agricultores e aumentar a transparência nas cadeias de abastecimento agrícola, promovendo assim um mercado mais justo.
As medidas propostas incluem melhorias nas regras que regem as relações comerciais entre os operadores do setor agrícola, com foco especial na proteção dos pequenos produtores. A ideia é garantir que práticas desleais, como a venda a preços abaixo do custo, sejam combatidas de forma eficaz, assegurando um ambiente de negócios mais equilibrado.
A Comissão destaca que as mudanças são uma resposta às crescentes preocupações sobre as desigualdades nas relações comerciais e o impacto disso na sustentabilidade das comunidades rurais. A proposta de regulamentação também busca harmonizar as legislações entre os Estados-Membros da União Europeia, facilitando a aplicação das normas e aumentando a confiança dos consumidores.
Os responsáveis pela Comissão manifestaram otimismo quanto à possibilidade de que estas emendas contribuam não apenas para proteger os interesses dos agricultores, mas também para garantir a segurança alimentar e a resiliência do setor agrícola da Europa em face de desafios econômicos e climáticos crescentes. A consulta pública sobre as propostas será aberta em breve, permitindo a participação de todos os interessados no processo de formulação de políticas.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa