Hoje, o Comissário Costas Kadis está presidindo um diálogo de implementação dedicado à pesca de pequena escala e costeira (SSCF) em Bruxelas. Este encontro reúne pescadores, Grupos de Ação Local de Pesca (FLAGs), Conselhos Consultivos, ONGs, representantes de Estados-Membros, da indústria, além de parceiros sociais, com o objetivo de discutir a aplicação de políticas da UE relacionadas à pesca e fortalecer a sustentabilidade e a viabilidade a longo prazo do setor.
A pesca de pequena escala e costeira é fundamental para as comunidades litorâneas da Europa, sustentando economias locais, preservando o patrimônio cultural e reforçando tradições de pesca sustentável. No entanto, esse setor enfrenta inúmeras dificuldades, como a competição por espaços marítimos, o acesso a oportunidades de pesca, as mudanças climáticas, o aumento exorbitante dos custos operacionais, a presença de espécies invasoras e a demanda de mercado instável. Esses desafios tornam a SSCF um dos setores mais vulneráveis da frota pesqueira da UE, ameaçando tanto os meios de subsistência quanto a resiliência costeira.
Recentemente, a Comissão Europeia publicou diretrizes para ajudar os Estados-Membros a apoiar os pescadores de pequena escala. Durante o diálogo, serão explorados também o papel e o potencial de novas tecnologias para melhorar a sustentabilidade e a competitividade da pesca de pequena escala e costeira, além de boas práticas e oportunidades para diversificação de renda.
“Os pescadores de pequena escala estão no coração de nossas comunidades costeiras. O diálogo de hoje é uma oportunidade para ouvir suas realidades e trabalhar juntos em soluções práticas que fortaleçam sua resiliência e garantam um futuro sustentável para esta parte essencial de nosso tecido marítimo”, afirmou o Comissário Kadis.
Os Diálogos de Implementação são parte do compromisso da Comissão em buscar feedback de partes interessadas para a implementação e simplificação das políticas da UE. As conclusões do diálogo de hoje serão disponibilizadas online, assim como as fotos do evento, que visam divulgar as discussões e resultados alcançados. Este é o segundo diálogo do Comissário Kadis neste ano, após uma reunião sobre planejamento espacial marítimo realizada em julho.
Origem: Oceanos e pescas Europa




