A Comissão Europeia, em parceria com o Ministério Federal da Alimentação e Agricultura da Alemanha, deu início hoje, em Berlim, ao 2º Encontro Europeu de Sensibilização sobre Algas. O evento, que conta com a presença de Costas Kadis, Comissário para Pescas e Oceanos, visa apoiar o setor de algas da União Europeia na realização de seu potencial e na expansão da produção em todo o continente. Reconhecidas como um recurso estratégico, as algas oferecem soluções inovadoras para alguns dos desafios mais urgentes que enfrentamos: mudanças climáticas, segurança alimentar, regeneração de ecossistemas marinhos e criação de empregos nas regiões costeiras e rurais.
Através da utilização das algas, será possível criar novas cadeias de valor e empregos, estimular a inovação, restaurar ecossistemas e promover práticas sustentáveis em várias indústrias.
Dando sequência à comunicação “Rumo a um setor de algas forte e sustentável na UE”, adotada em 2022, a Comissão, junto com o Pacto Europeu dos Oceanos, planeja aumentar a produção de algas na Europa, lançar a iniciativa de Inovação da Bioeconomia Azul até 2027 e estabelecer metas voluntárias para o crescimento da produção de algas na UE.
Os comissários Kadis e Alois Rainer, Ministro Federal da Alimentação, Agricultura e Identidade Regional da Alemanha, abrirão o segundo dia do evento no dia 17 de outubro.
Origem: Oceanos e pescas Europa

