Hoje, o Comissário Kadis está conduzindo um diálogo de implementação sobre a Diretiva de Planejamento Espacial Marinho (MSP) em Bruxelas. Essa diretiva tem como objetivo promover o crescimento sustentável das economias marítimas, o desenvolvimento sustentável de áreas marinhas e o uso responsável dos recursos marinhos. Com a intensificação da concorrência por espaço marítimo, o planejamento espacial eficaz torna-se crucial não apenas para a economia marítima, mas também para a proteção e restauração da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos.
O encontro reúne representantes da indústria, autoridades regionais e nacionais, além de organizações não governamentais, para discutir o estado atual da implementação da diretiva e contribuir para moldar o futuro do planejamento espacial marítimo na União Europeia. Essa conversa ocorre no contexto do Pacto Europeu para os Oceanos, que visa revisar a Diretiva MSP e propor um Ato Oceânico, um marco único para facilitar a implementação dos principais objetivos do pacto.
O Comissário para Pescas e Oceanos, Costas Kadis, afirmou: “Ao reunir vozes de todo o espectro marítimo, este diálogo nos ajudará a garantir que a Diretiva de Planejamento Espacial Marinho evolua com os desafios — e oportunidades — do nosso espaço marítimo.”
Os diálogos de implementação oferecem uma oportunidade para alinhar a execução com as realidades locais. A presidenta von der Leyen encarregou todos os comissários de organizar dois diálogos de implementação por ano, e este é o primeiro desse tipo para o Comissário Kadis. As conclusões do diálogo estarão disponíveis online.
Origem: Oceanos e pescas Europa