Hoje, o Comissário Hansen participou dos Dias de Informação anuais sobre oportunidades de financiamento para a promoção de produtos agroalimentares da UE. O evento, que ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro em Bruxelas e online, segue a publicação dos convites para propostas de 2025, lançada no dia 22 de janeiro, que visa financiar medidas de informação e promoção relacionadas a produtos agrícolas.
Durante o evento, o Comissário Hansen aproveitou para interagir com diversas partes interessadas, incluindo organizações comerciais do setor agroalimentar, organizações de produtores e associações do setor. Mais de 500 participantes se inscreveram para o evento, demonstrando o grande interesse nas oportunidades de financiamento disponíveis.
Organizado conjuntamente pela Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia e pela Agência Executiva de Pesquisa Europeia, o evento tem como objetivo apoiar possíveis candidatos na elaboração de campanhas promocionais impactantes. O primeiro dia foi dedicado a aspectos políticos, com palestrantes da Comissão Europeia discutindo prioridades e desafios do Programa de Trabalho Anual de 2025. Já o segundo dia se concentrou no desenvolvimento de campanhas bem-sucedidas, com a participação de avaliadores especialistas e beneficiários de programas em andamento.
A adoção do programa de trabalho de 2025 marca também uma década de política de promoção da UE, que já financiou mais de 600 campanhas, um esforço que se destaca pela assinatura comum “Aproveite, é da Europa”.
As campanhas de promoção de produtos agrícolas da UE têm como objetivo abrir novas oportunidades de mercado para os agricultores europeus e a indústria alimentícia, além de fortalecer os negócios existentes. A política de promoção desempenha um papel central na promoção de uma transição para um setor agrícola mais verde e sustentável, ressaltando os aspectos econômicos, ambientais e sociais dos produtos e processos de produção da UE, tanto dentro quanto fora da Europa. Em 2025, a Comissão alocou €132 milhões para financiar atividades promocionais de produtos agroalimentares sustentáveis e de alta qualidade da UE, tanto na Europa quanto no mundo.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa