A Comissão Europeia estabeleceu oficialmente o Conselho Europeu de Agricultura e Alimentos (EBAF), atendendo a uma recomendação chave do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura. Sob a presidência do Comissário Christophe Hansen, o EBAF tem como objetivo promover uma nova cultura de diálogo, confiança e participação de várias partes interessadas, em alto nível, entre os actores da cadeia de abastecimento alimentar e a sociedade civil, além da Comissão Europeia. A primeira reunião está agendada para 4 de fevereiro.
O processo de seleção para os membros do EBAF foi concluído, resultando na escolha de 30 organizações representando três categorias de interessados: a comunidade agrícola, outros actores da cadeia de fornecimento de alimentos e a sociedade civil, abrangendo áreas como meio ambiente e clima, bem-estar animal e questões do consumidor. O grupo foi estruturado para garantir uma representação equilibrada dessas três categorias, e as organizações selecionadas demonstraram relevante competência e experiência no nível da União Europeia, além de ampla representatividade geográfica entre os Estados-Membros.
As principais tarefas do EBAF incluem fornecer conselhos de alto nível à Comissão sobre o desenvolvimento de políticas estratégicas relacionadas à Visão para Agricultura e Alimentos, bem como acompanhar o relatório do Diálogo Estratégico sobre o futuro da agricultura da UE. O conselho também fomentará o diálogo e facilitará a troca de experiências entre seus membros, com foco em garantir a coerência e sinergia entre as políticas da União e iniciativas do setor privado. Adicionalmente, o grupo auxiliará a Comissão na preparação de iniciativas políticas nessas áreas e oferecerá opiniões sobre questões específicas conforme solicitado, respeitando os prazos estabelecidos para tais contribuições.
Em setembro de 2023, a Presidente von der Leyen anunciou em seu discurso sobre o Estado da União o Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura da UE, que foi lançado em janeiro de 2024, reunindo os principais interessados dos sectores agroalimentares europeus, da sociedade civil, das comunidades rurais e do meio acadêmico, com o intuito de alcançar uma compreensão e visão comum para o futuro da agricultura e dos sistemas alimentares da União.
Os conselhos e opiniões do Conselho Europeu de Agricultura e Alimentos complementarão a expertise específica e setorial já disponível, incluindo os Grupos de Diálogo Civil.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa