A Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto (CTUP) deu início ao seu quadriénio 2026-2029 com uma cerimônia de posse realizada no dia 13 de janeiro na Sala do Fundo Antigo da Reitoria da instituição. A nova comissão, eleita no dia 12 de dezembro passado, é composta por 11 membros provenientes de sete unidades orgânicas da universidade, sendo a Reitoria a mais representada ao reunir cinco elementos.
Os representantes da Reitoria são Ana Nogueira, José Miguel Magalhães, Maria João Leite Cardoso, Paula Teixeira Pinto e Susana Sampaio. Além deles, a equipe inclui António Costa da Faculdade de Letras (FLUP), Célia Pinto da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Luís Gomes da UPdigital, Maria Armandina Moreira da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Pedro Sampaio e Pedro Silva, ambos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A nova CTUP, que surgiu em 2013 como pioneira na representação dos trabalhadores do Ensino Superior em Portugal, reafirma seu compromisso em defender os interesses de todos os trabalhadores da U.Porto, incluindo docentes, técnicos e investigadores. Maria João Leite Cardoso, uma das líderes, mencionou a importância da diversidade e da renovação na formação da nova comissão, destacando que a inclusão de novos membros trará novas ideias e perspectivas.
António Costa, um dos representantes mais jovens da Comissão, expressou otimismo quanto ao mandato, assegurando que todos os membros estarão engajados em ouvir e representar as vozes de seus colegas, visando um trabalho que honre a grandiosidade da universidade. Durante a mesma cerimônia, foram empossados os três membros da Comissão Eleitoral, que serão responsáveis pela seleção da próxima CTUP em 2029.
Origem: Universidade do Porto






