Em 2024, a Tetra Tech e seus parceiros, um consórcio contratado pela Comissão Europeia, iniciaram um processo de consulta com pescadores da UE, seus representantes nos conselhos consultivos da UE e parceiros sociais. O objetivo foi explorar cenários futuros potenciais para o setor pesqueiro até 2050.
Os resultados desse trabalho culminaram no estudo “Pescadores do Futuro”, um projeto de foresight que abrange toda a UE e analisa as mudanças que a profissão, o papel e a identidade dos pescadores poderão enfrentar. As descobertas do estudo, assim como as discussões que ocorrerão durante e após o evento de encerramento, servirão de base para as reflexões planejadas ao longo de 2025 sobre o Pacto dos Oceanos Europeu e a avaliação da regulamentação da política comum de pescas (PCP). Esses elementos serão fundamentais para moldar uma visão futura para a pesca em 2040.
O Comissário de Pescas e Oceanos, Costas Kadis, destacou a importância dos achados: “As descobertas do estudo Pescadores do Futuro nos ajudarão a enfrentar nosso maior desafio: como garantir a competitividade e sustentabilidade a longo prazo para o setor pesqueiro. Temos vários cenários concretos e perfis a considerar. Ao moldarmos nossa política nos próximos meses, devemos levar em conta as tendências e os potenciais desafios descritos e usar esse conhecimento para garantir um setor próspero e um ambiente marinho saudável para as gerações futuras.”
O estudo gerou quatro cenários distintos baseados em dinâmicas climáticas e de mercado, analisando a extensão de mudanças climáticas e de biodiversidade nos ecossistemas marinhos, além da demanda dos consumidores. Cada cenário inclui um complexo jogo de fatores como o cenário geopolítico, interações com outras atividades costeiras, uso de tecnologias e desafios de recrutamento.
Os perfis de pescadores de pequeno e grande porte foram elaborados, considerando os impactos potenciais de cada cenário em suas atividades. Os quatro cenários delineados são: “Prospere Responsavelmente”, “Perseguindo Estoques Decrescentes”, “Mercados Controversos” e “Escassez e Sobrevivência”.
Para apresentar o estudo, a Comissão realizará um evento no dia 14 de janeiro de 2025, em Bruxelas e online, focando na discussão dos cenários futuros e no papel dos pescadores como parte da busca por soluções práticas para os desafios do setor.
O estudo “Pescadores do Futuro” é um elemento-chave do “Pacto para a Pesca e Oceanos”, anunciado em fevereiro de 2023, que examina o papel futuro dos pescadores na sociedade até 2050, explorando suas esperanças, medos e expectativas em relação à evolução de sua profissão. A Tetra Tech International Development liderou o estudo com a colaboração de organizações parceiras, além de especialistas de vários países da UE.
Origem: Oceanos e pescas Europa