Está a decorrer o prazo para a submissão de candidaturas ao concurso que irá atribuir até 10 bolsas de doutoramento duais, uma iniciativa que faz parte do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal). Esta iniciativa é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e destina-se ao ano letivo de 2026/2027, focando-se nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Para esclarecer potenciais candidatos, será promovida uma sessão informativa no dia 14 de outubro, às 16h00 (hora de Portugal Continental) e 11h00 (hora de Pittsburgh, EUA). A sessão abordará o processo de candidatura e os programas disponíveis, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Os responsáveis do concurso destacaram que as candidaturas podem ser submetidas até as seguintes datas: 1 de dezembro (23h59 EST), 10 de dezembro (15h00 EST) e 15 de dezembro (23h59 EST). Os selecionados terão a oportunidade de realizar investigação avançada em parceria entre instituições de ensino superior em Portugal e nos Estados Unidos, incluindo até dois anos na Carnegie Mellon University (CMU) e até três anos numa universidade portuguesa ligada ao programa.
Após a conclusão bem-sucedida do doutoramento, os estudantes receberão diplomas de duas instituições, um da CMU e outro da universidade portuguesa correspondente. Todos os detalhes sobre as bolsas estão disponíveis na página oficial do programa ou podem ser obtidos através do email: [email protected].
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia


