O professor Victor Freitas, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e pesquisador do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE), foi premiado com o «GP Scientific Prize» durante a 32.ª Conferência Internacional sobre Polifenóis, realizada em Turku, Finlândia, entre 7 e 10 de julho. Este reconhecimento é considerado o mais prestigioso na área dos polifenóis e é concedido, a cada dois anos, pela sociedade científica internacional “Group Polyphenols” a profissionais que se destacam no estudo desses compostos e em suas contribuições para a comunidade científica global.
Na conferência, Freitas apresentou pesquisas relevantes desenvolvidas na FCUP, e esteve acompanhado por colaboradores do FoodPhenolLab, incluindo o também docente Nuno Mateus e outros investigadores e estudantes de doutorado da instituição. Freitas, que é professor catedrático desde 2011 e lidera projetos significativos no campo da química e bioquímica alimentar, tem promovido uma nova área de pesquisa que se concentra nos compostos polifenólicos, amplamente reconhecidos por seus benefícios à saúde.
Formado em Química pela FCUP e com doutorado em Ciências Biológicas e Médicas pela Universidade de Bordéus II, Freitas retornou à FCUP após sua formação, onde tem se destacado em ensino e pesquisa. Em 2024, além do prêmio mencionado, ele foi agraciado com o Prêmio de Excelência Científica da Universidade do Porto. Seu trabalho tem sido essencial para o fortalecimento da pesquisa sobre polifenóis em Portugal e no exterior.
Origem: Universidade do Porto