Foi publicado, no dia 23 de maio, o relatório intitulado Mutual learning exercise on bridging the gap between science and policy, pela Publicações da União Europeia. Este documento é fruto de um exercício promovido pela Comissão Europeia, conhecido como "Mutual Learning Exercise" (MLE), que teve como foco a redução da distância entre a ciência e a formulação de políticas. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) representou Portugal nesta iniciativa.
O MLE visou promover a troca de informações e experiências entre os participantes, além de identificar boas práticas, políticas e programas que possam integrar a Ciência nas Políticas Públicas (S4P). O trabalho foi estruturado em torno de quatro eixos principais: partilha de conhecimento, aconselhamento científico, avaliação e análise de ecossistemas, e a construção de confiança na ciência.
O relatório recentemente divulgado destaca os principais contributos deste exercício, assim como recomendações para ações que visam fomentar a formulação de políticas baseadas em evidências científicas. Além disso, ressalta a importância de fortalecer os ecossistemas nacionais da Ciência em prol das Políticas Públicas S4P.