Check Point Software Technologies avança em sua estratégia de segurança para a era da inteligência artificial com o lançamento do Quantum Firewall Software R82.10. Esta nova versão de sua plataforma de proteção perimetral apresenta 20 novas funcionalidades destinadas a facilitar a adoção segura da IA por empresas, proteger ambientes distribuídos e simplificar a implementação do modelo Zero Trust em redes híbridas.
Integrado à Infinity Platform da Check Point, o R82.10 destaca-se pela arquitetura de “jardim aberto”, que permite a integração da segurança de rede com mais de 250 soluções de terceiros, abrangendo desde ferramentas de segurança em endpoints até plataformas de identidade e gerenciamento.
Com o aumento do uso de ferramentas de IA generativa e agentes inteligentes nas organizações, surge uma nova superfície de ataque. Isso inclui o abuso de identidades, vazamento de dados sensíveis e o uso inadequado de APIs. Nataly Kremer, Chief Product Officer da Check Point, ressalta que, à medida que as empresas adotam a IA, a pressão sobre as equipes de segurança aumenta para proteger um número crescente de dados e aplicações em ambientes mais complexos.
Uma das principais adições do R82.10 é o módulo “Supporting Safe AI Adoption”, que visa monitorar o uso de ferramentas de IA, como ChatGPT e Claude, permitindo que as empresas apliquem políticas específicas de acesso. Além disso, a nova versão melhora a conectividade em redes híbridas, centralizando a gestão do acesso à internet e simplificando a combinação de firewalls com a camada SASE.
Outras inovações incluem uma abordagem de “prevenção em primeiro lugar” para ameaças modernas, que reduz o tempo de resposta a ataques avançados, sem aumentar o número de alertas, e a proteção contra phishing sem necessidade de inspeção HTTPS total, o que minimiza o impacto no desempenho e privacidade.
Com R82.10, a Check Point não apenas responde às exigências de segurança emergentes da IA, mas também oferece uma plataforma unificada que busca integrar e automatizar respostas a incidentes em um único sistema. O software estará disponível para download ao longo deste mês e será apresentado em um webinar intitulado “Securing the AI Transformation in a Hyperconnected World”.






