A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou no dia 31 de outubro o Aviso de Abertura do Concurso de Projetos de I&D em todos os Domínios Científicos para o ano de 2025. As instituições interessadas poderão submeter suas candidaturas entre 27 de novembro de 2025 e 11 de março de 2026, com a aceitação da Declaração de Compromisso a ser realizada até 25 de março de 2026. As propostas devem ser apresentadas em língua inglesa por meio da plataforma myFCT.
Com uma dotação orçamental global de 104 milhões de euros, este concurso apresenta um aumento superior a 30% em relação aos concursos anteriores PEX e IC&D, e será dividido em duas tipologias principais. A primeira, destinada a Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&D), permitirá financiamentos de até 250 mil euros por projeto, com uma duração máxima de 36 meses, totalizando 80 milhões de euros disponíveis. A segunda tipologia, voltada para Projetos de Investigação de Caráter Exploratório (PEX), oferecerá até 60 mil euros por projeto, com uma duração de 18 meses, somando 24 milhões de euros para apoiar aproximadamente 400 projetos.
As Entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação estão habilitadas a se candidatar, reforçando o compromisso da FCT com a excelência científica através de um financiamento que é completamente viabilizado por receitas de impostos. Essa estratégia visa assegurar um quadro estável e previsível para a promoção da ciência em Portugal, diferenciando claramente os recursos fiscais da aplicação de fundos europeus, que deverão complementar o orçamento de estado.
Além disso, o concurso marca uma evolução na maneira como os projetos de I&D são financiados no país, ao implementar um modelo que contempla custos simplificados, incluindo a introdução de valores fixos (lump sums) nos projetos IC&D, com o objetivo de facilitar os procedimentos e direcionar recursos para os resultados científicos.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia





