A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, anunciou o lançamento da 22.ª edição das “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência”. As candidaturas estão abertas desde o dia 9 de dezembro e seguem até às 17h00 do dia 30 de janeiro de 2026.
Nesta edição, serão atribuídas quatro medalhas de honra, cada uma no valor de 15 mil euros, destinadas a apoiar estudos avançados em investigação científica a nível de pós-doutoramento. As áreas de foco são as Ciências, Engenharias e Tecnologias, com ênfase em saúde e meio ambiente.
As mulheres que desejam concorrer devem ter obtido o grau de doutoramento nos últimos cinco anos e ter no máximo 35 anos até o final de 2025. Existe a possibilidade de extensão da idade limite para candidatas que tenham filhos, com um ano a mais permitido por filho.
Desde o seu início em 2004, o concurso já premiou 73 jovens investigadoras em Portugal. As vitoriosas da edição anterior, de 2024, incluem Ana Patrícia Carvalho Henriques do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, Ana Rita José Lopes do MARE, Céline Saraiva Gonçalves do ICVS e Paola Sanjuan Alberte do IST-ID, do Instituto Superior Técnico.
Para mais detalhes sobre esta edição, os interessados podem consultar a página oficial do concurso. As inscrições prometem fomentar a participação feminina em campos de pesquisa vitais e contribuir para o avanço da ciência em Portugal.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia





