Na Polônia, a iniciativa Dolina Karpia está se destacando ao transformar uma tradição secular de cultivo da carpa em uma marca poderosa que traz não apenas orgulho, mas também benefícios econômicos significativos para a comunidade local. A região, famosa por seus históricos tanques de carpas, comemora a conquista do rótulo de Qualidade Alimentar da UE para a carpa Zator, a primeira do país a receber a denominação de origem protegida (DOP). Esse reconhecimento destaca a qualidade dos produtos tradicionais europeus e os territórios de onde provêm.
O sucesso da marca, que é fruto da colaboração entre o grupo local de pescas e um parceiro alemão, tem contribuído para expandir o apelo da carpa além de seu público consumidor tradicional. Com apoio financeiro da União Europeia, a Dolina Karpia desenvolveu uma identidade visual exclusiva e uma estratégia ampla de branding, incluindo um logo estilizado em vitral que simboliza o rico legado pesqueiro da área.
Atualmente, sete municípios da região adotaram a mesma identidade visual em documentos oficiais, sites e sinalização pública, promovendo uma sensação de conexão entre os habitantes e a tradição pesqueira local. À medida que a iniciativa se expandiu para onze municípios, a visibilidade da marca também aumentou, com planos para usar o logo em infraestrutura pública como placas de rua e pontos de água para animais.
Os resultados econômicos já são visíveis: a marca Dolina Karpia licenciou sua logo para 25 empresas locais, abrangendo 26 produtos e 24 serviços. Essa visibilidade ajudou a impulsionar o mercado de produtos de carpa, incentivando restaurantes a oferecer o peixe durante todo o ano, e funcionando como um catalisador para a criação de novos fluxos de receitas para produtores e comerciantes.
Além de fortalecer a economia local, a história por trás da marca e seu impacto já atraíram a atenção de visitantes, contribuindo para o aumento do turismo na região. Com uma série de novas ideias em desenvolvimento para promover a identidade local, a Dolina Karpia se mostra otimista para o futuro, buscando investimentos adicionais em processamento e embalagem de peixes.
Origem: Oceanos e pescas Europa






