No próximo dia 4 de novembro, Carlos Manuel Gonçalves, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), será agraciado com a Medalha de Ouro da FLUP em reconhecimento pelos seus inestimáveis contributos para a sociologia portuguesa e para a comunidade académica. A cerimónia, que terá início às 17h00 no Anfiteatro Nobre da faculdade, é de entrada livre.
Carlos Manuel Gonçalves tem uma longa trajetória na FLUP, onde lecionou durante quase quatro décadas, desde 1986 até à sua jubilação em fevereiro deste ano. Durante sua carreira, coordenou o Departamento de Sociologia, assim como os programas de mestrado e doutoramento em Sociologia. Também ocupou funções de destaque como Presidente do Conselho Pedagógico e atuou em várias ocasiões como membro da Assembleia de Representantes e do Conselho Científico.
Reconhecido como um dos principais sociólogos no âmbito da Sociologia Industrial, do Trabalho, das Organizações e das Profissões, Gonçalves é autor de uma tese de doutoramento, publicada em 2006, que se tornou referência no estudo da emergência e consolidação dos economistas em Portugal. Seu trabalho investigativo abrangeu temas como a relação entre estudantes universitários e o mercado de trabalho, além de explorar questões de satisfação laboral na função pública, através do Observatório do Emprego e da Trajetória dos Diplomados da U.Porto.
Além disso, coordenou um projeto sobre as dinâmicas sociais e de desenvolvimento na Região Norte de Portugal, trazendo à tona a complexidade dos processos de mudança social local. Suas análises recentes têm se concentrado nas transformações no mundo do trabalho, com um foco especial nas questões da precariedade, da tecnovigilância e da fusão entre vida profissional e pessoal.
Gonçalves também é um defensor da autonomia e da ética na prática sociológica, tendo escrito diversos textos críticos sobre o papel dos sociólogos e a necessidade de intervenção das associações profissionais na proteção da deontologia da profissão. A distinção que receberá em novembro é um reconhecimento não apenas ao seu trabalho, mas também à sua dedicação ao ensino e à pesquisa na sociologia em Portugal.
Origem: Universidade do Porto






