Estão abertas as candidaturas para bolsas de doutoramento no Instituto Universitário Europeu (IUE) para o ano letivo de 2026-2027, com oportunidades nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais. O prazo para submissão das candidaturas termina às 14h00 (CET) do dia 15 de janeiro de 2026.
Os interessados que podem se inscrever incluem cidadãos portugueses, de outros Estados-Membros da União Europeia, de países terceiros, apátridas ou beneficiários do estatuto de refugiado político, desde que comprovem residência permanente e habitual em Portugal.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuirá neste concurso quatro bolsas de investigação para doutoramento, cada uma com duração máxima de quatro anos. Os três primeiros anos serão financiados pela FCT, enquanto o quarto ano receberá apoio financeiro do IUE.
Desde o início de um protocolo em 2012 entre a FCT e a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, já foram concedidas 45 bolsas de doutoramento para o IUE.
O Instituto Universitário Europeu, fundado em 1972, é uma instituição internacional de renome que se dedica à formação avançada e à investigação em temas de relevância europeia. Portugal tornou-se membro do IUE em 1989 e está agendado para assumir a presidência rotativa em 2025.
Para obter mais informações e realizar candidaturas, os interessados devem consultar o caderno digital ou o site do IUE.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia





