O bairro mais antigo do parque habitacional municipal do Porto, o Bairro Duque de Saldanha, vai passar por uma renovação significativa, conforme anunciado após a publicação do concurso público de conceção para a sua reabilitação no Diário da República. Este concurso, disponível na plataforma acinGov, visa selecionar a proposta que melhor atenda às diretrizes do programa preliminar e, além da reabilitação do espaço, considera a preservação da identidade arquitetónica do conjunto habitacional.
A proposta vencedora receberá um prêmio monetário de 12.000 euros e será contratada para um projeto de execução no valor de 500.000 euros, que inclui o acompanhamento das empreitadas. O processo de seleção privilegiará soluções que sejam energeticamente eficientes, promovam a biodiversidade e a coesão territorial, conforme destaca a Câmara Municipal do Porto em comunicado. Além disso, os cinco primeiros classificados vão receber prêmios em dinheiro, incentivando assim a participação e a inovação no projeto.
Localizado na freguesia do Bonfim e concluído em 1940, o Bairro Duque de Saldanha é uma referência em habitação apoiada, tendo sido a primeira iniciativa da cidade no Regime de Casas Económicas, oferecendo 115 habitações de diferentes tipologias. Para garantir a qualidade das propostas, um júri qualificado, composto por especialistas externos e integrantes da Domus Social, irá avaliar as propostas com base em critérios como a preservação do património e a criatividade. O investimento total para a reabilitação do bairro é estimado em nove milhões de euros.
Ler a história completa em Idealista Portugal