A reunificação de famílias separadas pela guerra na Ucrânia ganha nova esperança com a introdução de tecnologia avançada, conforme anunciou o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em uma iniciativa crucial, a agência está enviando dispositivos que podem criar perfis completos de DNA em um tempo recorde de uma hora e meia, permitindo que laços genéticos entre familiares sejam identificados em minutos. Este projeto visa ajudar na busca por pessoas desaparecidas e na reunificação de crianças com seus pais, uma necessidade urgente desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
Financiado pelos Países Baixos, o programa já equipou a Polícia Nacional da Ucrânia com 250 chips para laboratórios portáteis, além de kits para coleta e armazenamento de amostras. O representante residente do Pnud na Ucrânia destacou que este esforço não apenas facilita a reunião de famílias, mas também fortalece as instituições de justiça no país durante um período de conflito. Jaco Cilliers, do Pnud, sublinhou a importância de usar a tecnologia forense para proteger os cidadãos, especialmente as crianças, garantindo que tenham a oportunidade de voltar para seus lares.
O embaixador holandês na Ucrânia, Alle Dorhout, afirmou que combater a deportação de crianças é uma prioridade para seu país. Ele explicou que o projeto tem múltiplas camadas, o que não apenas ajuda na identificação de crianças deslocadas, mas também na investigação de crimes de guerra. Segundo Artem Shevchishen, vice-chefe do Departamento de Investigação da Polícia Nacional, estabelecer perfis de DNA é fundamental, considerando que muitas crianças foram retiradas de orfanatos e seus documentos destruídos durante a guerra.
Até o momento, a Polícia Nacional já recebeu uma parte significativa dos equipamentos necessários, e sessenta investigadores forenses passaram por capacitação em técnicas de análise de DNA, preparando-se para usar essas inovações em investigações que visam responsabilizar os perpetradores de crimes de guerra, incluindo a deportação de crianças.
Origem: Nações Unidas