A Associação COST – European Cooperation in Science and Technology anunciou a análise inicial das candidaturas para o concurso que visa a aprovação de 70 novas redes colaborativas em 2026. O processo, que atraiu mais de mil propostas, reflete uma mobilização notável da comunidade científica, com Portugal destacando-se pela alta participação de seus pesquisadores. Este entusiasmo sublinha o compromisso contínuo dos investigadores nacionais em liderar e participar de iniciativas que fomentam a troca de conhecimento e a inovação dentro do Espaço Europeu da Investigação.
Além disso, está aberto o prazo para nomeações nos Comités de Gestão das Ações COST. Cada ação pode incluir até dois pesquisadores ligados ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia determinou que a data limite para a apresentação de manifestações de interesse seja 6 de janeiro, abrangendo propostas enviadas desde julho de 2025.
A missão da COST é apoiar a formação de redes colaborativas que incentivem a liberdade na pesquisa, essencial para o progresso do conhecimento. Investigadores interessados em se juntarem a essas iniciativas podem encontrar informações detalhadas na seção de “Legislação e Regulamentos” no website da FCT.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia






