A Arteche foi oficialmente recebida no mercado principal da Bolsa em 2026, marcando um importante marco após mais de quatro anos no mercado BME Growth. A empresa, reconhecida por sua especialização no design, fabricação e comercialização de equipamentos elétricos e soluções para medição, proteção, automação e controle de redes elétricas, se torna a quinta companhia a realizar essa transição desde os mercados de crescimento da BME.
O evento de estreia da Arteche ocorreu na Bolsa de Bilbao, onde o tradicional toque de campainha foi realizado por Alexander Artetxe Panera, CEO da empresa. Ele foi acompanhado por Juan Flames, CEO da BME, e Arantza Tellería, presidente da Bolsa de Bilbao. Este momento foi destacado como um marco significativo tanto para a empresa quanto para a BME, que tem como missão facilitar o crescimento e desenvolvimento das empresas por meio dos mercados financeiros.
Juan Flames enfatizou a importância desse feito, ressaltando que “Arteche é a quinta companhia que se incorpora ao mercado principal após sua passagem pelo BME Growth. É um marco relevante para a empresa, mas também para nós, já que esse é um dos nossos principais objetivos e o propósito pelo qual trabalhamos dia após dia: ajudar as empresas a crescer, avançar e escalar por meio dos mercados.”
Por sua vez, Alexander Artetxe Panera destacou o trabalho árduo realizado ao longo dos anos para reforçar as capacidades da empresa e fortalecer seu posicionamento, apontando novas áreas de negócio, como o armazenamento de energia. Além disso, reiterou o compromisso da Arteche com a sustentabilidade e o progresso no setor energético.
Em seu primeiro dia no mercado principal, a Arteche começou a ser negociada a um preço de 23,20 euros, mantendo o mesmo valor com o qual fechou a sessão anterior e utilizando o símbolo “ART”, familiar desde sua etapa no BME Growth. Esta estratégia visa aproveitar as vantagens oferecidas pela Bolsa, como maior liquidez, visibilidade e prestígio.






