As autarquias de Lisboa e Loures foram escolhidas para receber as maiores verbas de um total de 10 milhões de euros, destinado pelo Governo à melhoria do isolamento acústico das habitações afetadas pelo ruído do Aeroporto Humberto Delgado. Os protocols firmados com o Fundo Ambiental permitirão mitigar o impacto sonoro proveniente do maior aeroporto de Portugal. Ao todo, Lisboa receberá 2.798.730 euros e Loures 1.324.730 euros, enquanto Vila Franca de Xira e Almada receberão, respetivamente, 560.000 euros e 318.730 euros.
Lisboa, além do montante previsto de 2.798.730 euros para 2026, ainda contará com uma reprogramação do mesmo valor, que foi adiada de 2025 para 2027. Com isso, a capital portuguesa totalizará um investimento superior a cinco milhões de euros, que será aplicado em intervenções em fachadas, janelas e caixilharias de edifícios habitacionais localizados em áreas com níveis de ruído superiores ao permitido. As freguesias mais beneficiadas incluem Alvalade, Avenidas Novas e Campo de Ourique.
Em Loures, a expectativa é que quase 49 mil habitações sejam contempladas pelo apoio financeiro para a substituição de janelas e outros elementos construtivos em áreas mais expostas ao ruído. O valor de 1.324.730 euros será utilizado até ao final do ano em freguesias como Camarate e Unhos. Também Vila Franca de Xira e Almada têm projetos semelhantes, visando melhorar o conforto acústico em suas comunidades. O Programa Menos Ruído prioriza o investimento em residências privadas, excluindo estabelecimentos comerciais, reafirmando o compromisso do Governo em criar ambientes mais silenciosos para a população.
Ler a história completa em Idealista Portugal






