Os nomes dos finalistas para os Prêmios Orgânicos da UE 2025 foram revelados hoje. Cada categoria conta com os três melhores projetos selecionados, totalizando 21 finalistas de 13 países da UE. Os vencedores dos sete prêmios serão anunciados na cerimônia oficial em Bruxelas no dia 23 de setembro, como parte de uma série de eventos que celebram o Dia Orgânico da UE.
Os Prêmios Orgânicos da UE foram lançados em 2022 como parte do Plano de Ação para o Desenvolvimento da Produção Orgânica. O objetivo dos prêmios é reconhecer a excelência em toda a cadeia de valor orgânica, que abrange desde agricultores e restaurantes até pequenas e médias empresas (PMEs) e cidades. Este ano marca a quarta edição dos prêmios, apresentando sete categorias individuais. Os prêmios buscam honrar projetos que sejam excepcionais, inovadores, sustentáveis e inspiradores, proporcionando um valor real à produção e ao consumo orgânicos. Os vencedores terão a oportunidade de apresentar seus projetos a um público mais amplo, compartilhando melhores práticas.
A organização dos prêmios é feita em conjunto pela Comissão Europeia, o Comitê Econômico e Social Europeu, o Comitê das Regiões da UE, a COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe. O júri, composto por representantes dessas organizações, bem como do Parlamento Europeu e do Conselho da UE, seleciona os vencedores em cada categoria com base em critérios previamente estabelecidos.
Os finalistas deste ano em cada categoria incluem:
Melhor agricultor orgânico (feminino)
- Sra. Sonia Meirhaeghe, SEP Terobio, Fauges, Aube, França
- Sra. Kaisa Rautakannel, Kuorttisen Luomukanala, Lappeenranta, Finlândia
- Sra. Albina Yasinskaya, Fazenda orgânica Rozino, Bulgária
Melhor agricultor orgânico (masculino)
- Sr. Lieven Devreese, Het Polderved, Knokke-Heist, Bélgica
- Sr. József Büki, Velence-Bio Kft., Hungria
- Sr. Stefan Romstorfer, Neuland.bio, Áustria
Melhor região/orgânico "bio-distrito"
- Condado de Võru, Estônia
- Modelo Eco de Bamberger Land, Alemanha
- Região de Murcia, Espanha
Melhor cidade orgânica
- Chaves, Portugal
- Valpaços, Portugal
- Bio-Stadt Bonn, Alemanha
Melhor PME de processamento de alimentos orgânicos
- Joseph Brotmanufaktur GmbH, Áustria
- Herta Bio Apicole SRL, Romênia
- Cantero de Letur, S.A, Espanha
Melhor varejista de alimentos orgânicos
- Din drag de Bucovina Flying Market, Romênia
- Radis&Bona eG, Alemanha
- Kornblume Brinker GmbH, Alemanha
Melhor restaurante/serviço de alimentos orgânicos
- Biohotel St. Daniel, Eslovênia
- Zotter Schokolade GmbH, Áustria
- Restaurante Peskesi, Grécia
Informações adicionais sobre os candidatos, os critérios de seleção e os prêmios podem ser encontradas na página do Prêmio Orgânico da UE.
A agricultura orgânica e a aquicultura contribuem para a redução de fertilizantes químicos, pesticidas e antimicrobianos, impactando positivamente o clima, o meio ambiente, a biodiversidade, o bem-estar animal e a renda justa dos agricultores. A área de terras cultivadas organicamente na UE cresceu para 17,7 milhões de hectares, representando 10,9% do total em 2023. O aumento da conscientização pública sobre produtos orgânicos é crucial para impulsionar a demanda dos consumidores e atingir o objetivo do Acordo Verde Europeu de 25% das terras agrícolas da UE sob cultivo orgânico até 2030, além de um aumento significativo na aquicultura orgânica. No atual modelo de política agrícola comum (PAC), todos os 28 Planos Estratégicos da PAC incluem financiamento para a agricultura orgânica.