Alibaba Cloud Expande Presencia em Dubái com Novo Centro de Dados
Durante o GITEX Global 2025, a Alibaba Cloud inaugurou seu segundo centro de dados em Dubái, marcando uma década desde a última expansão na região. A iniciativa sinaliza a intenção da empresa de fortalecer sua posição no mercado de tecnologia e inteligência artificial (IA) do Oriente Médio, alinhando-se a um investimento significativo de 380 bilhões de RMB (aproximadamente 53 bilhões de dólares) em infraestrutura de nuvem e IA nos próximos três anos.
A nova instalação pretende atender à crescente demanda por serviços em nuvem nativos, big data e modelos fundacionais na região, que está passando por uma rápida adoção da tecnologia. Com esta expansão, a Alibaba Cloud visa aprimorar a resiliência, disponibilidade e recuperação de desastres em seu portfólio, além de aumentar sua oferta de soluções de IA e ferramentas especializadas para empresas locais e globais.
Eric Wan, vice-presidente da Alibaba Cloud International e diretor geral para o Oriente Médio, enfatizou a relevância do novo centro, afirmando que “a posição ventajosa do Oriente Médio para acelerar a adoção de IA e seu ecossistema colaborativo são fundamentais para o crescimento de empresas na região”.
O novo centro ampliará o catálogo de serviços da Alibaba, que inclui soluções de containers, Kubernetes gerenciado, serviços de dados, redes de baixa latência e armazenamento escalável. Uma das novidades é o acesso local à família de modelos Qwen, que permitirá a criação de agentes personalizados para diferentes setores, como banca e saúde.
Com a duplicação da infraestrutura em Dubái, a Alibaba Cloud se posiciona para competir de forma mais eficaz com gigantes como AWS, Microsoft Azure e Google Cloud, destacando-se pela localização, custo-benefício e um ecossistema robusto de parcerias. A proposta é transformar a região em um hub de inovação utilizando IA, ao mesmo tempo que se aprimora a experiência do usuário com soluções adaptadas e локализованных.

