Lara Sá Neves, ex-estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi agraciada com o 1.º prémio na categoria Master Thesis Award da 16.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge. O seu projeto, intitulado iHOMER, apresenta um algoritmo inovador que consegue aprender, reorganizar informações e ajustar classificações em tempo real, mantendo precisão e explicabilidade em ambientes dinâmicos.
Desenvolvido durante a sua tese de Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados, o trabalho de Lara destaca-se pela sua abordagem pioneira na inteligência artificial aplicada, oferecendo contribuições significativas para o desenvolvimento de sistemas mais adaptativos e transparentes. Neste momento, a investigadora segue com seus estudos no programa doutoral dual da Carnegie Mellon University e Instituto Superior Técnico.
A entrega dos prémios ocorreu em 5 de novembro no auditório do Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS), no Porto, e contou com a presença de finalistas, investigadores, empresários e representantes do meio académico. O evento celebrou a inovação científica e seu impacto social.
O reconhecimento de Lara Sá Neves não só evidenciou a excelência da formação na FEUP, como também sublinhou sua contribuição para soluções tecnológicas que promovem um impacto real na sociedade, formando jovens talentos nas áreas de engenharia e ciência de dados.
Além de Lara, o Fraunhofer Portugal Challenge 2025 premiou Gonçalo Martins e Mariana Valente, da Universidade de Aveiro, e Fábio Dias, do Instituto Superior Técnico, cada um com inovações em diferentes áreas tecnológicas. Desde 2010, o desafio reconhece as melhores ideias desenvolvidas por estudantes de universidades portuguesas nas áreas de Design Centrado no Utilizador, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos. Em 2025, a categoria Master Thesis Award distribuiu um total de 8.000 euros entre os quatro projetos mais bem classificados.
Origem: Universidade do Porto






