Akamai Technologies e Visa firmam parceria para combater fraude no comércio digital
A Akamai Technologies (NASDAQ: AKAM) e a Visa anunciaram uma colaboração estratégica com o objetivo de fortalecer a identidade, o reconhecimento de usuários e os controles antifraude, no que ambas as empresas consideram ser a próxima fase do comércio digital: o “agentic commerce”. Essa nova abordagem envolve agentes de Inteligência Artificial que navegam, comparam e realizam compras em nome dos consumidores.
Com o aumento do tráfego automatizado legítimo, que inclui agentes autorizados a executar compras, cresce também a dificuldade em distinguir esse tráfego do automatizado malicioso, composto por bots fraudulento e ataques. A parceria visa resolver este dilema, permitindo que os comerciantes verifiquem a identidade do agente, suas intenções e a quem ele está representando, tudo isso sem perder o controle sobre a segurança e a experiência de compra.
A aliança é centrada no “Visa Trusted Agent Protocol”, um marco de autenticação que permite que os agentes de IA provem sua autorização para executar uma determinada missão, fornecendo informações sobre os consumidores que representam. A Akamai integrará este protocolo com suas capacidades de inteligência de comportamento, reconhecimento de usuários e proteção contra bots.
O CTO de Estratégia de Segurança da Akamai, Patrick Sullivan, destacou a importância de solucionar o que ele chamou de “problema da dupla identidade”, que envolve confirmar quem é o agente e quem é a pessoa por trás deste. Jack Forestell, da Visa, ressaltou que a escalabilidade do agentic commerce depende da confiança no ecossistema em que os agentes operam.
A necessidade dessa colaboração surge em um contexto de aumento do fraude e do uso abusivo automatizado. Segundo o relatório sobre Fraude e Abuso Digital de 2025 da Akamai, o tráfego de bots impulsionados por IA cresceu 300% no último ano, levando os comerciantes a olhar com desconfiança para qualquer forma de automação não controlada.
Essa nova abordagem também busca implementar um padrão que permita a operação segura de agentes com credenciais, evitando problemas de segurança nas transações. A colaboração permite que os comerciantes identifiquem melhor as intenções dos agentes, vinculem agentes e consumidores, e garantam pagamentos mais confiáveis em um ambiente onde os “compradores” podem não ser humanos.
Embora essa parceria sinalize uma evolução no e-commerce, o conceito de agentic commerce ainda está em fase de definição. Questões sobre a quantidade mínima de dados que um agente deve compartilhar para ser considerado confiável e sobre como auditar consentimentos permanecem sem resposta. A colaboração entre a Akamai e a Visa pretende focar na criação de uma camada operativa de identidade e antifraude que permita a aceitação da automação “boa”, trazendo mais conversões e comodidade aos comerciantes.






