A Parceria Europeia FutureFoodS lançou recentemente o seu 2.º Concurso Transnacional Conjunto, com o objetivo de financiar projetos de Investigação e Inovação voltados para a sustentabilidade alimentar. As pré-propostas podem ser enviadas até às 12h00 do dia 11 de fevereiro de 2026, hora de Portugal Continental. Este concurso, intitulado “Acelerando a Sustentabilidade Alimentar – através de Mudanças na Dieta Doméstica, Confiança e Transparência, e Inovações em Sistemas de Processamento Alimentar Circular”, reúne 33 agências de financiamento europeias e internacionais, incluindo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os projetos devem abordar, pelo menos, um dos seguintes temas: práticas alimentares domésticas que promovem dietas sustentáveis e saudáveis, desenvolvimento de sistemas de processamento alimentar diversificados, sustentáveis e circulares, e a importância da confiança e transparência na cadeia de abastecimento alimentar. A parceria é composta por 86 entidades de 29 países e é cofinanciada pela União Europeia através do Programa-Quadro Horizonte Europa.
Portugal participa ativamente através da FCT, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Para obter mais informações sobre este concurso, os interessados podem visitar o site da FutureFoodS, bem como a página específica de candidaturas no site da FCT.
Origem: Fundação para a Ciência e a Tecnologia






