Mais de 1,8 milhões de famílias estão a receber apoio em 115 municípios que, em 2023, foram agraciados com a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”. Este reconhecimento é resultado do investimento em políticas que favorecem as famílias, com especial ênfase em medidas para enfrentar a crise da habitação. O número de entidades premiadas aumentou em 5% em relação ao ano anterior, quando 110 autarquias foram distinguidas.
De acordo com o Correio da Manhã, a iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, realiza um inquérito através do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. Este ano, as autarquias demonstraram um forte compromisso em responder às necessidades habitacionais da população, com 104 delas a promover a recuperação de habitações degradadas, 63 a dedicar-se à construção de novas moradias e 102 a focar no arrendamento.
Entre os municípios premiados, destaca-se Arcos de Valdevez, que implementou várias opções de subsídio ao arrendamento, incluindo um programa de renda acessível, arrendamento jovem e arrendamento apoiado, tendo auxiliado 215 famílias no último ano. Por sua vez, Vila de Rei lançou um programa que oferece materiais de construção e isenção de taxas aos proprietários que desejam recuperar habitações, mostrando assim o empenho das autarquias em mitigar os desafios da habitação para as famílias.
Ler a história completa em Idealista Portugal






