A EcoWires, uma inovadora solução que desenvolve eletrónica flexível utilizando materiais sustentáveis, conquistou o Prémio de Melhor Startup durante o Pitch Day, um evento que marcou o encerramento da 13.ª edição da Escola de Startups da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, com o apoio da Fundação Santander. As fundadoras, Rita Martins e Inês Freitas, ambas estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), criaram uma tecnologia de impressão escalável que substitui o plástico e as tintas metálicas, tradicionalmente usadas em circuitos flexíveis, por celulose e tintas de carbono.
Neste ano, o projeto da EcoWires foi reconhecido com a melhor avaliação do júri, que incluiu figuras destacadas como Tiago Ilharco (NCREP), Sérgio Rodrigues (COREangels), Cristiana Cruz (CM Porto) e Luis Reis (Altice Labs). Vale lembrar que as jovens investigadoras já se destacaram anteriormente, alcançando o segundo lugar na edição nacional do ClimateLaunchpad, a maior competição de ideias cleantech do mundo.
Além da votação do júri, o público presente também pôde escolher o seu pitch favorito, resultando na QCertify como a escolhida. Esta plataforma se destaca por identificar automaticamente toda a criptografia em uma organização e implementar novas proteções de criptografia pós-quântica. O Prémio de Melhor Evolução foi atribuído à MUTU, uma plataforma SaaS que promove a colaboração eficiente entre fornecedores.
Durante o Pitch Day, dez dos 21 projetos da edição desevolveram a sua ideia, após três meses de workshops práticos sobre análise de mercado, diferenciação, propriedade intelectual e preparação de pitch, além de recebimento de mentoria especializada e acesso a espaços de trabalho da UPTEC. Desde o início do programa de aceleração, 540 empreendedores foram apoiados, resultando na criação de mais de 80 empresas a partir de 240 ideias de negócio. Esta edição do programa foi financiada pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
Origem: Universidade do Porto





