No dia 9 de janeiro, a União Europeia lançou uma solução digital chamada RecFishing, em colaboração com os países da UE, com o objetivo de simplificar e agilizar a coleta de dados sobre as capturas de pesca recreativa em todas as áreas marinhas da UE. A partir de 2026, novas medidas sobre a pesca recreativa marinha passarão a ser aplicadas, exigindo que 22 países costeiros da UE coletem dados sobre as capturas de determinadas espécies e populações de peixes pescados recreativamente no mar. Para apoiar esses países na implementação das novas exigências e ajudar a limitar os custos para as autoridades nacionais, a UE desenvolveu um sistema digital comum.
A coleta de dados mais precisa sobre a pesca recreativa marinha ajudará os cientistas a entender quanto peixe está sendo capturado e a apoiar a gestão sustentável dos estoques pesqueiros. Além disso, proporcionará uma visão clara da atividade pesqueira em diferentes setores. Esta é a primeira vez que dados de pesca recreativa marinha estão sendo coletados em grande escala na UE. Os países costeiros da UE disponibilizarão gradativamente o aplicativo móvel para pescadores recreativos registrarem suas capturas, de acordo com sua capacidade operacional e cronogramas nacionais.
Os pescadores recreativos são incentivados a se familiarizar com o sistema à medida que ele é implementado. O aplicativo móvel, que permitirá o registro das capturas, será disponibilizado progressivamente em cada país da UE assim que este concluir sua implementação nacional. Os pescadores recreativos nos 13 países que utilizam o aplicativo RecFishing (Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia e Suécia) podem entrar em contato com suas autoridades nacionais para mais informações sobre o lançamento e a implementação do sistema.
A decisão de fortalecer a coleta de dados sobre as capturas de pesca recreativa resulta da reformulação do Regulamento de Controle de Pesca da UE, adotado em 2023 pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, com uma ampla maioria, incluindo todos os países da UE. O RecFishing inclui um servidor central europeu para coletar dados agregados de captura reunidos dos países costeiros da UE e um aplicativo móvel para os pescadores recreativos reportarem suas capturas. Treze países da UE solicitaram à Comissão Europeia a criação de um único aplicativo móvel paneuropeu, enquanto os nove países costeiros restantes desenvolveram seus próprios aplicativos.
Na UE, milhões de pessoas participam de atividades de pesca recreativa, como pesca com vara, apneia, coleta de moluscos e captura de peixes com armadilhas, práticas que possuem grande significância social e cultural e, em algumas regiões, também relevância econômica. No entanto, os dados sobre este setor permaneceram fragmentados até agora. O RecFishing foi desenvolvido por meio de uma colaboração entre a Comissão, países costeiros da UE, cientistas e representantes do setor de pesca recreativa, incluindo federações de pesca e associações do setor. A contribuição prática e o feedback dos interessados ajudaram a garantir que o sistema refletisse as práticas de pesca atuais e as necessidades dos usuários.
Origem: Oceanos e pescas Europa






