A União Europeia e a Noruega concluíram recentemente negociações sobre a gestão de estoques compartilhados no Skagerrak e Kattegat, além de trocas de cotas e acesso recíproco às águas pesqueiras. A partir de 2026, a UE receberá 9.196 toneladas de bacalhau ártico, enquanto transferirá 47.905 toneladas de pescada azul para a Noruega. Esses acordos não apenas garantem oportunidades de pesca importantes para o próximo ano, mas também proporcionam previsibilidade e acesso para as frotas da UE que operam em águas norueguesas, incluindo o Mar do Norte e Skagerrak.
Além disso, ambos os lados reafirmaram o acesso recíproco estável às águas do Mar do Norte, permitindo que pescadores da UE e da Noruega mantenham suas atividades pesqueiras essenciais. O acordo também assegura a continuidade do acesso às oportunidades de pesca para a pesca sueca em águas norueguesas do Mar do Norte. Para o Skagerrak, a UE e a Noruega concordaram em limites de captura para espécies como bacalhau, pregado e pescada, enquanto decidiram manter restrições sobre as capturas de arenque para proteger a recuperação do estoque de arenque do Báltico ocidental.
Uma nova discussão também foi iniciada entre a UE e a Noruega sobre a revisão e melhoria dos acordos de monitoramento, controle e vigilância, com o objetivo de intensificar a cooperação entre as partes. Os limites de captura e cotas acordados serão incorporados na regulamentação de oportunidades pesqueiras para 2026.
Origem: Oceanos e pescas Europa






