Nos dias 18 e 19 de julho, a Reitoria da Universidade do Porto e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva serão palco do II Encontro de Prescrição Cultural, um evento que reunirá médicos, psicólogos, artistas e mediadores culturais para refletir sobre a interseção entre cultura, saúde e bem-estar. A entrada é livre, mas requer inscrição antecipada.
Este encontro surge como um balanço do primeiro ano de um projeto inovador em Portugal, que visa explorar o impacto da arte na educação e no bem-estar. Questões pertinentes, como o papel da música e do cinema na promoção da saúde, serão discutidas, estimulando um diálogo entre diversos profissionais.
O evento destaca a criação de uma disciplina de Prescrição Cultural, que tem como objetivo integrar estudantes de diferentes áreas em práticas interdisciplinares. Além disso, foram realizadas formações para profissionais de saúde e cultura, fortalecendo o diálogo entre esses setores.
Fátima Vieira, Vice-Reitora para a Cultura e Museus da U.Porto, afirma que o projeto é pioneiro a nível mundial por unir formação, implementação e investigação na promoção da cultura como um meio de bem-estar comunitário. Durante o encontro, será assinado um protocolo com várias entidades, incluindo universidades e órgãos de saúde, consolidando parcerias para avançar na Prescrição Cultural.
As atividades do segundo dia incluirão workshops na Galeria da Biodiversidade, promovendo uma abordagem criativa e acolhedora nos espaços culturais da universidade. A participação no evento é gratuita, mas a inscrição deve ser realizada até 16 de julho, reforçando o convite a todos interessados em explorar a relação entre arte e saúde.
Origem: Universidade do Porto