O Edifício Abel Salazar foi o palco, entre os dias 4 e 6 de fevereiro, da mais recente edição do Workshop Anual de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, um evento que, ao longo de mais de dez anos, destaca as práticas de ensino e aprendizagem mais inovadoras da instituição. Este ano, o foco foi dado à visibilidade de processos pedagógicos transformadores, conforme apontou Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora responsável pela Inovação Pedagógica. “O grande objetivo é mostrar que, na U.Porto, há processos mais modernos e alinhados com o perfil dos estudantes recentes e referenciais internacionais sobre a educação do futuro”, enfatizou.
Além de partilhar experiências da U.Porto, o evento abordou temas relevantes que moldarão o futuro do ensino superior, como a intersecção entre pedagogia e tecnologia, a valorização pedagógica e a transformação em comunidade. O impacto da inteligência artificial na educação foi uma das questões centrais, com a participação de Arnold Pears, professor do KTH Royal Institute of Technology, que discutiu os desafios e oportunidades trazidos pela integração de ferramentas de inteligência artificial no ensino.
Patrícia Rosado Pinto, Presidente do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior, também destacou a importância da tecnologia no ambiente educacional, questionando como a comunidade pode beneficiar do uso de novas metodologias e tecnologias que promovam o bem-estar e o sucesso acadêmico.
Durante o workshop, também foram apresentados os projetos concorrentes ao prêmio “Prática Pedagógica Inovadora 2025/2026” e foram entregues os diplomas do concurso “Selo InovPed 2025”, destinado a iniciativas de formação contínua da U.Porto que se destacam em inovação pedagógica. O evento, realizado pela Unidade de Inovação Educativa da U.Porto, é parte do INOV-NORTE, um Centro de Excelência de Inovação Pedagógica na Região Norte.
Origem: Universidade do Porto






