Várias equipas de estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto conquistaram importantes medalhas na Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), que ocorreu no dia 18 de outubro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro. A competição destacou a U.Porto, que se destacou ao arrecadar ouro, prata e bronze.
A equipa “Tiny Silly Problem” foi a grande vencedora, conseguindo resolver oito dos dez problemas propostos. Composta por Marco Vilas Boas, Félix Martins e Patrick Daniel, todos estudantes de mestrado nas áreas de Engenharia Informática, Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, a equipa demonstrou notável habilidade e colaboração interdisciplinar.
A prata foi conquistada pela equipa “Long long main”, formada por Luís Barbosa, Luís Gonçalves e Sofia Sousa, que solucionaram quatro dos problemas. Já a equipa “oneL” garantiu o bronze, com a mesma quantidade de problemas resolvidos.
Outras equipas da U.Porto também participaram, como “The CodeFathers”, que terminou em 13.º lugar. As equipas foram orientadas pelos docentes Pedro Ribeiro da FCUP e André Restivo da FEUP, reforçando a parceria entre as duas instituições.
Os resultados obtidos refletem a dedicação e talento dos alunos e ressaltam a importância da colaboração interna na Universidade do Porto. As equipas medalhadas agora se preparam para representar Portugal no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2025, que acontecerá em Lisboa, entre 21 e 23 de novembro.
Origem: Universidade do Porto






