Templus, principal plataforma de centros de dados no sul da Europa, adquiriu o centro de dados BitNap em L’Hospitalet de Llobregat, na região de Barcelona, que era de propriedade da Cellnex. Com uma área total superior a 3.000 metros quadrados e uma capacidade de 1,7 MW, o novo centro se destaca pela sua eficiência, apresentando um PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,14. A Templus planeja aprimorar a sustentabilidade do local e dobrar sua capacidade de TI.
Esta aquisição representa a quarta compra da Templus em menos de dois anos, que já conta com outras aquisições como o Beta Data Center (Avatel) e o centro de dados da Mapfre. O plano de expansão da empresa visa alcançar um total de 10 centros até meados de 2025, com a meta de ultrapassar a marca de 20 até o final do ano.
Por outro lado, a Cellnex realiza sua primeira desinvestimento no setor na Espanha, mantendo à venda outros ativos avaliados em 100 milhões de euros. Ao mesmo tempo, o setor continua atraindo investidores, com empresas como Aermont e Goldman Sachs demonstrando interesse no mercado espanhol.
Ignacio Velilla, CEO da Templus, ressaltou que essa aquisição “fortalece nossa presença e capacidade de oferecer soluções tecnológicas avançadas”. Com essa movimentação, a Templus reforça seu papel de liderança na infraestrutura digital da Espanha.