A Tata Communications, multinacional indiana de infraestrutura e serviços digitais, deu mais um passo em sua estratégia de se tornar uma empresa “AI-first” anunciando a aquisição de 51% da Commotion Inc., uma empresa de software como serviço (SaaS) nativa de inteligência artificial com presença nos Estados Unidos e na Índia. A aquisição visa integrar a inteligência artificial em todo o “Digital Fabric” da Tata Communications, com foco especial na sua Customer Interaction Suite.
A plataforma Commotion é projetada desde o início como AI-native e oferece três principais funcionalidades que atendem às prioridades de muitos departamentos de atendimento ao cliente: automatização da experiência do cliente em múltiplos canais, capacidades de voz em tempo real e agentes digitais autônomos. A proposta permite criar interações personalizadas em tempo real, utilizando dados contextuais para melhorar a experiência do usuário.
Além disso, a integração com a Kaleyra – plataforma de comunicações omnicanal da Tata – permitirá que as empresas desenhem jornadas de clientes completas, que serão executadas de maneira automática e orientada por IA, antecipando necessidades e ativando interações proativas.
Com essa aquisição, a Tata Communications espera não apenas oferecer soluções mais eficazes a seus clientes, mas também reforçar sua posição no mercado, onde a inteligência artificial está se tornando um componente chave para diferenciar serviços. A companhia já é vista como um “impulsor do ecossistema digital”, operando em mais de 190 países e oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo conectividade, nuvem e segurança.
A expectativa é que a integração com a Commotion permita à Tata Communications acelerar sua transformação em uma organização AI-first, elevando a inteligência artificial de testes pontuais a uma transformação em escala de processos e produtos. As empresas que utilizam seus serviços podem esperar uma experiência mais fluida e eficiente, com uma melhor utilização dos agentes humanos, permitindo que se concentrem em interações de maior valor.
Com a conclusão do acordo, a Tata Communications deverá avançar na integração da Commotion com suas plataformas existentes e anunciar novos casos de uso específicos para diversos setores, solidificando assim sua estratégia em IA.





