A empresa americana Sphinx, especializada em ferramentas de contrainteligência e ciberdefesa para cenários de conflito digital, anunciou a aquisição da Enigma International, que se dedica ao desenvolvimento de linguagens e sistemas para o setor de defesa e inteligência. Com essa operação, a Sphinx amplia sua capacidade de oferecer soluções avançadas baseadas em inteligência artificial e automação a clientes federais e corporativos.
A Enigma traz contratos estratégicos, como GSA OASIS+ e DIA DLITE II, que permitirão à Sphinx um acesso aumentado a programas do Governo dos Estados Unidos. Além disso, isso fortalecerá a linha de produtos AxIS (Advanced Intelligence & Security), especialmente a versão AxIS-CI, voltada para operações de contrainteligência colaborativas reforçadas por IA.
Garrett Pagon, CEO da Sphinx, destacou que “a incorporação da Enigma não apenas soma qualificações únicas para proteger os interesses dos EUA, mas também nos coloca dentro de três novas organizações de inteligência, onde poderemos impulsionar soluções transformadoras”. Steve Martin, COO da Sphinx, ressaltou que “a união com a Enigma é um passo natural. A orientação para a inovação e a defesa proativa se alinham perfeitamente com nossa missão de salvaguardar operações críticas contra adversários sofisticados”.
Yolanda Wong, CEO da Enigma, mencionou que “as capacidades e o reconhecimento da Sphinx em software e serviços de defesa chegam em um momento crucial para nossa evolução. Estamos empolgados em nos unir a uma organização tão respeitada, que aumentará nosso suporte a clientes e programas federais”.
Fundada em 2018 por especialistas vindos das comunidades de operações especiais, inteligência e guerra cibernética, a Sphinx construiu uma reputação sólida com soluções tecnológicas avançadas, incluindo a plataforma AxIS, utilizada em missões de segurança nacional. Esta aquisição representa mais um marco na estratégia de expansão da empresa, que já havia assegurado vários contratos importantes nos últimos meses, reforçando seu modelo SOLVD (Solution and Value Delivery), focado em design baseado em dados, automação e IA para combater ameaças digitais em constante evolução.