Promover um ensino mais interativo e cativante para os estudantes de primeiro ano tem sido um desafio significativo para educadores. Para enfrentar essa realidade, Ricardo Marcos e Marta Santos, docentes do Departamento de Microscopia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), desenvolveram o jogo de tabuleiro «Histopólio». Este projeto visa transformar o ensino da histologia, tradicionalmente visto como monótono, em uma experiência mais dinâmica e envolvente.
A histologia, que é uma disciplina essencial nos currículos de medicina, medicina dentária e veterinária, muitas vezes é ensinada de maneira convencional, o que não atrai a atenção das novas gerações. Ricardo e Marta perceberam a necessidade de um modelo de aprendizado que incorporasse a interatividade e a competição saudável, levando ao desenvolvimento deste jogo, que já conquistou os alunos do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do ICBAS.
O funcionamento do «Histopólio» lembra o famoso jogo Monopólio, com um tabuleiro dividido em quatro seções que representam os tecidos da histologia. Cada espaço no tabuleiro apresenta perguntas que testam o conhecimento dos alunos, promovendo a aprendizagem através da mecânica de jogo. Além disso, a inclusão de “Decisão do Senado” e cartas de bônus ou penalização traz uma dinâmica adicional, estimulando a competição e o trabalho em equipe.
Pesquisas feitas a partir da implementação do jogo mostraram resultados animadores. Os alunos relataram maior entusiasmo pelas aulas e um número significativo expressou o desejo de participar em atividades semelhantes no futuro. O método também favoreceu a criação de laços entre os estudantes e promoveu o desenvolvimento de habilidades interpessoais, consideradas essenciais para o mercado de trabalho.
Recentemente, a iniciativa passou por uma digitalização, com a criação de uma plataforma online que facilita o acesso e a gestão do jogo, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta evolução permite a aplicação das regras do «Histopólio» em um formato mais acessível e mais atraente para os alunos.
O projeto, que já foi premiado como uma das iniciativas inovadoras de ensino na Universidade do Porto, reflete uma aposta na modernização dos métodos de ensino, visando não apenas a retenção de informação, mas também o engajamento e a motivação dos estudantes. Os professores envolvidos no projeto esperam que o «Histopólio» possa ser adaptado para outras disciplinas, destacando a flexibilidade e o potencial da gamificação na educação contemporânea.
Origem: Universidade do Porto