Na última sexta-feira, 29 de agosto, a Câmara de Coimbra aprovou a adjudicação da empreitada de requalificação do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, com um investimento previsto de cerca de 1,6 milhões de euros. A decisão foi unânime e ocorreu durante uma reunião extraordinária do executivo municipal, após um primeiro concurso público que não atraiu propostas válidas.
A empreitada, denominada “PRR – Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha – Requalificação do centro interpretativo, casa do Paço, arranjos exteriores e melhoramentos gerais”, foi atribuída à empresa Gosto Ideal, Unipessoal, Lda. O prazo para a execução dos trabalhos é de 270 dias. Esta é a terceira tentativa da autarquia para encontrar uma empresa que possa realizar a obra, a qual é considerada prioritária em virtude dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência, que financia o projeto.
Previstas estão diversas intervenções tanto no edifício quanto nos espaços circundantes, incluindo melhorias nos sistemas de drenagem pluvial, impermeabilizações, e manutenção da cobertura do Mosteiro. Este projeto faz parte de um contrato interadministrativo assinado entre o município e várias entidades estatais em novembro de 2021, visando a valorização de museus e monumentos na região, com o suporte financeiro do PRR.
Ler a história completa em Idealista Portugal