No trimestre encerrado em junho de 2025, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador em Portugal apresentou um crescimento significativo de 6,0%, atingindo 1.741 euros quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Este aumento é atribuído tanto à componente regular quanto à componente base da remuneração, que subiram 5,7%, alcançando 1.368 euros e 1.281 euros, respectivamente. Quando ajustada pela variação do Índice de Preços ao Consumidor, a remuneração real aumentou 3,7%, com as componentes regular e base apresentando um incremento de 3,4%.
Esses dados refletem um total de 4,8 milhões de postos de trabalho, que incluem beneficiários da Segurança Social e subscritores da Caixa Geral de Aposentações, representando um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao analisarem a evolução das remunerações em diferentes dimensões, constata-se que houve aumentos em quase todos os setores, com destaque para a atividade de “Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca”, que apresentou um crescimento de 11,5%. Outros setores também se destacaram, como empresas com 50 a 99 trabalhadores (7,1%), o setor público (7,3%) e serviços de alta tecnologia com intensa aplicação de conhecimento, que cresceram 6,9%. Essa evolução reflete um cenário positivo para o mercado de trabalho em Portugal e indica um aumento na competitividade de diversos setores da economia.
Origem: Instituto Nacional de Estatística