A produção na construção na zona euro apresentou uma queda de 0,8% em novembro de 2025 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto na União Europeia (UE) o recuo foi de 0,4%. Essa informação foi divulgada nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2026, pelo Eurostat. Em contraste, Portugal registrou um aumento de 4,5% na variação homóloga, embora tenha sofrido uma diminuição de 2,5% em relação ao mês anterior.
No que diz respeito à comparação mensal, tanto a zona euro quanto a UE enfrentaram uma redução de 1,1% na produção em construção. As análises estatísticas revelaram que alguns dos países mais afetados por quedas significativas foram Áustria e Bélgica, com uma diminuição de 4,9% cada, seguidos por França e Hungria, que apresentaram recuos de 4,5% e 3,5%, respectivamente.
Por outro lado, avanços notáveis foram observados em alguns países, com a Finlândia liderando com um crescimento de 14,5%, seguida pela Eslovénia, com 12,5%, e República Checa, com 6,2%. Na comparação mensal entre outubro e novembro de 2025, a Hungria registrou a maior queda mensal, com uma diminuição de 7,3%, enquanto a Eslováquia, a Finlândia e a Bulgária destacaram-se com incrementos de 3,5%, 2,3% e 1,5%, respectivamente.
Ler a história completa em Idealista Portugal






