Em um momento em que a necessidade de práticas sustentáveis se torna cada vez mais urgente, várias soluções inovadoras estão surgindo por toda a Europa, impulsionadas por equipes dedicadas e projetos comprometidos. Recentemente, diversas inovações foram apresentadas na última edição do Dia Marítimo Europeu, realizado em Cork.
Na Suécia, a empresa Candela está na vanguarda do transporte aquático sustentável, fabricando ferries totalmente elétricos que não emitem poluentes. Os barcos elétricos com hydrofoils da Candela já estão integrados ao transporte público de Estocolmo. Segundo Tord Ringenhall, representante da empresa, “estamos salvando 97,5% de CO2 por passageiro/quilômetro em comparação com os tradicionais ferries a diesel”. Esses barcos rápidos têm o potencial de reduzir o consumo de energia em até 80% e a poluição sonora a níveis quase inexistentes, oferecendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os usuários diários.
Outro projeto interessante apresentado no evento foi o Baltic Muppets, que visa comercializar mexilhões do Báltico para a indústria de alimentos para pets. Maya Miltell, coordenadora do projeto, destacou que os mexilhões permanecem pequenos e, portanto, têm pouca demanda para consumo humano. No entanto, a criação de mexilhões poderia ajudar a reduzir a eutrofização e melhorar a qualidade da água no Mar Báltico. A ideia é transformar esses mexilhões em uma fonte nutritiva de proteína para animais. Além disso, as conchas serão usadas para criar fertilizantes de jardim, que estarão disponíveis comercialmente na Suécia a partir do outono de 2025.
A iniciativa EU4Algae também chamou atenção ao promover produtos inovadores à base de algas. Dentre os expositores, a BettaF!sh lançou opções de produtos em conserva que são alternativas à salmão defumado e atum enlatado, enquanto a Nordic SeaFarm trouxe crackers de alga. Além disso, a empresa Vyld apresentou tampões biodegradáveis, fabricados com algas, e a Aitana Spirulina, da Espanha, destacou a produção de spirulina com energia solar.
O Dia Marítimo Europeu revelou uma forte sensação de comunidade e demonstra como a economia azul da UE está trilhando um caminho claro rumo ao crescimento sustentável, estabelecendo a região como um centro de inovação. Com expectativa, todos aguardam novas descobertas e projetos que serão apresentados na cidade de Limassol, que sediará o evento no próximo ano.
Origem: Oceanos e pescas Europa