O projeto de construção da Linha 2 e 4 do metrô de Lima e Callao, realizado pela empresa FCC, alcançou um progresso significativo de 72%. Recentemente, a escavação dos 27 quilômetros totais foi concluída até a estação La Alborada, no centro de Lima, marcando uma etapa crucial no desenvolvimento da primeira linha de metrô subterrâneo da região.
A tuneladora Delia, que opera em profundidades superiores a 20 metros, já perfurou 9 quilômetros e instalou mais de 4.200 segmentos de concreto para reforçar o túnel. Neste momento, a tuneladora segue em direção à estação Elio, com planos de avançar para as estações localizadas nos distritos de Bellavista, Carmen de la Legua e Callao, onde completarão os últimos cinco quilômetros do trajeto.
A primeira fase da Linha 2 do metrô já está em operação desde 2023, com cinco estações funcionando e mais de 20 milhões de usuários atendidos na área de Ate, no leste de Lima. Além disso, 14 das estações restantes estão em fase de construção com um progresso de 90%, enquanto outras seis já estão completamente finalizadas.
Com um investimento previsto de 4,9 bilhões de euros, a Linha 2 terá um percurso de 27 quilômetros de leste a oeste de Lima, com 27 estações, 28 poços de ventilação e saídas de emergência, além de um pátio de manutenção e 35 trens. A estimativa é que o tempo de viagem entre Ate e Callao seja reduzido de 2 horas e meia para apenas 45 minutos, permitindo o transporte de 660.000 passageiros diariamente, com uma demanda total prevista de 1,2 milhões de usuários por dia.
Origem: FCC