• About
  • Advertise
  • Careers
  • Contact
Quinta-feira, 4 Dezembro 2025
  • Iniciar sessão
Sem resultados
Ver todos os resultados
Noticias Portugal
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Deporto
  • Sociedade
  • Internacional
  • Mais notícias
    • Tecnologia
    • Receitas
    • Viagens
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Deporto
  • Sociedade
  • Internacional
  • Mais notícias
    • Tecnologia
    • Receitas
    • Viagens
Sem resultados
Ver todos os resultados
Noticias Portugal
Sem resultados
Ver todos os resultados
início da web Últimas notícias

Principais Tendências e Inovações em Direitos do Consumidor

por Notícias Portugal
04/12/2025
em Últimas notícias
0
0
ACÇÕES
0
VISTAS
Share on FacebookShare on Twitter

No terceiro trimestre de 2025, a ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) apresentou um aumento significativo nas reclamações referentes a prestadores de serviços de comunicações, totalizando 26,8 mil reclamações. Este número representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com especial destaque para os serviços postais, que sozinhos contribuíram com 11,4 mil reclamações, uma alta de 11%.

Em termos de modalidades de reclamação, o livro de reclamações eletrónico manteve-se como a escolha predominante entre os consumidores, representando 63% do total de queixas. Isso indica um aumento de 23% desde 2024. Em contraste, o livro de reclamações físico viu uma queda na sua utilização, com apenas 34% das reclamações, enquanto o serviço de atendimento da ANACOM respondeu por cerca de 3% das queixas recebidas.

Entre os prestadores de serviços de comunicações eletrónicas, a VODAFONE continuou a ser a empresa mais reclamada, acumulando aproximadamente 5,3 mil reclamações, o que corresponde a 34% do total. A MEO, apesar de ser a empresa com menos reclamações por mil clientes, teve um aumento considerável na quantidade de queixas, somando 4,5 mil reclamações, o que representa um crescimento de 11% em relação ao trimestre anterior. Já a NOS foi a única das três principais prestadoras que teve uma redução no número de reclamações, atingindo cerca de 3,9 mil queixas.

A insatisfação dos consumidores está centrada, em grande parte, na demora ou na reparação deficiente de falhas nos serviços, que representou 15% das reclamações sobre comunicações eletrónicas. Este motivo tem visto uma subida consistente ao longo do ano. Outras preocupações incluíram a demora na ligação inicial de serviços fixos e problemas relacionados com o serviço telefónico móvel, com a DIGI apresentando um aumento significativo nesta última área.

No que toca aos serviços postais, a maior parte das reclamações foi direcionada aos CTT, que registraram 9,1 mil reclamações, representando 79% do total no setor. A falta de tentativa de entrega no domicílio continuou a ser o principal motivo de queixa entre os consumidores, com 22% das reclamações relacionadas a essa questão.

Os dados ressaltam a necessidade de melhorias nos serviços prestados e reforçam o papel da ANACOM no acompanhamento e na mediação das insatisfações dos consumidores, que continuam a buscar soluções para uma comunicação mais eficiente e satisfatória.

Origem: Portal Consumidor Anacom

Tags: ConsumidorDireitosInovaçõesPrincipaisTendências
Notícias Portugal

Notícias Portugal

Related Posts

Requalificação do Palácio da Justiça de Lagos: Projeto Concluído com Sucesso

por Notícias Portugal
03/12/2025
0

No mês de novembro, foram concluídas as obras de reabilitação das fachadas e caixilharias do Palácio da Justiça de Lagos,...

Principais Tendências para o Consumidor Atual

por Notícias Portugal
03/12/2025
0

Hoje, 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data que ressalta a importância de promover...

IPMA Atualiza Previsões Climáticas: Impactos e Expectativas para o Futuro

por Notícias Portugal
03/12/2025
0

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou o lançamento de três novos flutuadores Argo, uma iniciativa que...

Recommended

King’s College Cascais Inaugura Novo Campus com Investimento de 75 Milhões de Euros

3 meses atrás

Viver em Andorra: Um Guia Completa

10 meses atrás

Popular News

  • Imagen de Axel Buffet

    Impacto Ambiental Crescente: Aumento dos Prêmios de Seguro Residencial em 2026

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Principais Tendências e Inovações em Direitos do Consumidor

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ONU Adverte sobre Crescente Repressão à Sociedade Civil Palestina na Cisjordânia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Descubra o Novo Guia para sua Candidatura: Dicas e Estratégias

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Colapso Global da Tecnologia: A Reação dos Fundos de Índice em 2025

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

Connect with us

  • About
  • Advertise
  • Careers
  • Contact

© 2025 Noticias Portugal

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Internacional
  • Economia
  • Viagens
  • Deporto
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Receitas

© 2025 Noticias Portugal