Em janeiro de 2025, os preços das telecomunicações em Portugal apresentaram uma ligeira redução de 0,2% em relação ao mês anterior, impulsionada por mudanças nas ofertas em pacote. No entanto, quando comparados ao mesmo período do ano anterior, esses preços aumentaram significativamente, acumulando uma alta de 6,5%. A ANACOM, entidade reguladora do setor, havia previamente recomendado que as operadoras evitassem aumentos adicionais em 2024, a fim de garantir que os consumidores mantivessem o acesso aos serviços em meio ao cenário de pressão inflacionária e ao crescimento do custo de vida.
Nos últimos doze meses, a taxa média de aumento dos preços das telecomunicações foi de 6,9%, com uma variação média de 5,2% para serviços em pacote e 9,2% para serviços de telefone móvel, segundo dados do Eurostat. As três principais operadoras do país, que dominam o mercado de comunicações eletrónicas, aumentaram os preços de suas ofertas em decorrência da inflação elevada registrada em 2022 e 2023, o que gerou um descompasso entre a variação do IPC e os ajustes nos preços dos serviços.
Internacionalmente, Portugal teve uma taxa de variação média de preços superior à da União Europeia em 7,4 pontos percentuais, onde a média foi de -0,5%. Entre os países da UE27, Portugal ficou com a terceira maior variação de preços, enquanto a Hungria apresentou o maior aumento (12,6%) e a França a maior redução (-10,1%).
No que se refere às ofertas comerciais, a operadora DIGI lançou em novembro de 2024 planos com mensalidades mínimas mais baixas para sete tipos de serviços avaliados. Entre os quatro principais operadores, a NOWO liderou com as mensalidades mais competitivas em seis categorias, enquanto a MEO e a Vodafone se destacaram em quatro cada uma, e a NOS em duas. A NOWO, por exemplo, oferece o serviço telefônico móvel individualizado a 4 euros e planos em pacote triple play e quadruple play com preços de 29 e 33 euros, respectivamente. A Vodafone, por sua vez, possui a oferta quintuple play a 59,10 euros, destacando-se em um mercado competitivo e em constante evolução.
Origem: Portal Consumidor Anacom