No final do primeiro trimestre de 2025, o número de assinantes de serviços de distribuição de sinal de TV por subscrição (TVS) chegou a 4,7 milhões, marcando um leve aumento de 53 mil em relação ao mesmo período do ano anterior, mas apresentando uma pequena redução de 2 mil assinantes (-0,1%) comparado ao trimestre anterior. Essa queda representa uma mudança significativa, uma vez que o número de assinantes vinha crescendo desde 2006.
A maior parte dos assinantes, aproximadamente 88,5%, é de residências, totalizando 4,1 milhões de assinantes residenciais. Este segmento viu um crescimento de 39 mil assinantes (+1,0%) em relação ao ano anterior, embora tenha registrado uma ligeira queda de 4 mil (-0,1%) em comparação com o último trimestre. No segmento não residencial, o total de assinantes foi de 535 mil, indicando um crescimento de 2,7% em relação ao ano anterior, representando 11,5% do total.
O serviço de TVS é predominantemente comercializado em pacotes, com apenas 1,8% dos acessos sendo oferecidos isoladamente. A fibra ótica continua sendo a principal tecnologia utilizada para o acesso à TVS, representando 67,4% dos assinantes. A tecnologia de fibra ótica, que alcançou 3,1 milhões de assinantes, foi a única que registrou crescimento neste trimestre, com um aumento de 166 mil assinantes (+5,6%) em relação ao ano anterior, embora este tenha sido o menor crescimento desde que a tecnologia foi introduzida em 2007.
Em termos de quotas de mercado entre os prestadores, a MEO se destacou com 41,9% de participação, seguida pelo Grupo NOS com 35,9%, Vodafone com 19,4% e o Grupo DIGI/NOWO com 2,7%. A MEO e a Vodafone foram as únicas operadoras a captar novos assinantes em termos líquidos em relação ao trimestre homólogo, enquanto a quota do Grupo NOS sofreu uma queda de 0,4 pontos percentuais. No segmento residencial, as quotas de MEO e Grupo NOS foram de 40,2% e 37,1%, respectivamente, com a MEO dominando o segmento não residencial com mais de metade dos assinantes (54,9%).
Origem: Portal Consumidor Anacom