A 5ª edição dos Prêmios Orgânicos da UE já está com as inscrições abertas, que vão de 10 de fevereiro a 26 de abril de 2026. Esses prêmios têm como objetivo celebrar os líderes na cadeia de valor orgânica que desenvolvem projetos inspiradores para fomentar a produção e o consumo de alimentos orgânicos. Os vencedores deste ano serão homenageados na cerimônia de entrega dos prêmios durante o Dia Orgânico da UE, em 23 de setembro, em Bruxelas.
Os Prêmios Orgânicos da UE são organizados em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Comitê Econômico e Social Europeu, pelo Comitê das Regiões, pela COPA-COGECA e pela IFOAM Organics Europe, com a participação do Parlamento Europeu e do Conselho na avaliação das candidaturas.
Sete prêmios serão concedidos em seis categorias: Melhor agricultor orgânico (feminino e masculino), Melhor região/distrito orgânico, Melhor cidade orgânica, Melhor PME de processamento de alimentos orgânicos, Melhor varejista de alimentos orgânicos e Melhor restaurante/serviço de alimentação orgânica.
Qualquer ator ou instituição da UE que tenha um projeto relevante para aumentar a acessibilidade e a viabilidade dos produtos orgânicos pode se inscrever. Isso inclui não apenas agricultores orgânicos e regiões, mas também empresas singulares, como lojas ou restaurantes, além de cidades que oferecem refeições orgânicas a alunos locais ou promovem ativamente a produção orgânica.
As inscrições estão abertas em todas as línguas oficiais da UE, através de um formulário online até 26 de abril de 2026. Todas as candidaturas elegíveis serão avaliadas por um júri dos Prêmios Orgânicos da UE, levando em conta critérios como excelência, inovação, sustentabilidade e potencial de replicação do projeto em outras partes da UE. Os projetos vencedores terão um papel fundamental em aumentar a conscientização pública sobre a produção orgânica na União Europeia.
O comissário europeu para Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, destacou que a agricultura orgânica é o “padrão de ouro” da agricultura na UE, não só representando um modelo ambientalmente sustentável, mas também gerando um impacto econômico significativo. Ele incentivou agricultores orgânicos, chefs, empreendedores e formuladores de políticas locais a se inscreverem, compartilhando suas histórias para ajudar a moldar o futuro da agricultura orgânica na UE.
Representantes de diversas organizações, como o Comitê Econômico e Social Europeu, a COPA e a IFOAM, também enfatizaram a importância desses prêmios, que reconhecem o trabalho de agricultores e empresas que promovem a produção e o consumo sustentáveis. Os Prêmios Orgânicos da UE aparecem em um momento crucial, à medida que a Europa busca sistemas agroalimentares mais resilientes e confiáveis.
Origem: Agricultura e desenvolvimento rural Europa





