Neste 9 de agosto, comemora-se os 80 anos do lançamento da bomba atômica em Nagasaki, Japão, um evento que marcou a história e as vidas de milhões. O ataque, que ocorreu três dias após o bombardeio de Hiroshima, resultou na morte de pelo menos 213 mil pessoas, devastando as cidades em questão de segundos. A data coincide com a 11ª Conferência Geral de Prefeitos pela Paz, que teve início em 7 de agosto e se encerrará neste domingo, em Nagasaki.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou a importância da dedicação dos prefeitos à construção de um mundo sem armas nucleares em uma mensagem em vídeo. Ele enfatizou que as armas nucleares representam uma “ilusão de segurança” e insistiu que tanto líderes internacionais quanto Estados devem renovar seus compromissos com o desarmamento. Guterres também incentivou os líderes locais a mobilizarem suas comunidades, especialmente os jovens, em prol de uma cultura de paz, exaltando o ativo papel dos hibakusha, sobreviventes da bomba atômica, que transformaram suas experiências dolorosas em um poderoso chamado pela paz.
A Conferência dos Prefeitos, que ocorre a cada quatro anos, serve como uma plataforma importante para discutir as questões de paz e desarmamento. Guterres concluiu enfatizando que a única maneira de garantir que armas nucleares não sejam utilizadas novamente é sua eliminação total, e que é momento de honrar as vítimas com ações concretas em favor da paz global.
Origem: Nações Unidas