Já teve início a nova fase do Programa E-Lar, que disponibiliza 60,8 milhões de euros para auxiliar as famílias na troca de eletrodomésticos antigos a gás por modelos elétricos mais eficientes. Nesta edição, um dos principais destaques é a ampliação da rede de fornecedores, que conta agora com 564 lojas aderentes espalhadas por todo o país, proporcionando uma maior variedade de opções para os consumidores. O processo de adesão de novos fornecedores seguirá aberto até 31 de maio de 2026, aumentando as chances de escolha para as famílias.
Os interessados podem se inscrever a partir de hoje, 11 de dezembro, através do portal do Fundo Ambiental. Ao ter a candidatura aprovada, as famílias terão até 60 dias para utilizar o voucher recebido, segundo informações do Jornal de Negócios. Esse passo é fundamental para garantir benefícios financeiros na aquisição de novos eletrodomésticos, já que o programa visa não apenas modernizar os lares, mas também contribuir para a eficiência energética do país.
Uma vez que o voucher E-Lar é ativado, as famílias devem se dirigir a um dos 348 fornecedores qualificados. Estes têm um prazo de 45 dias úteis para realizar a instalação dos novos equipamentos e a retirada dos antigos. A ampla rede de fornecedores, que já conta com várias lojas credenciadas, tem o potencial de se expandir ainda mais, assegurando que mais famílias possam aproveitar os benefícios do programa e, consequentemente, fazer uma transição para uma energia mais sustentável.
Ler a história completa em Idealista Portugal






